Kroton

Redefini o portal de captação da Kroton com uma interface que unificou a jornada do candidato em ambiente único, criando estratégias de conteúdo dinâmico que facilitaram o ingresso na faculdade.

Kroton

Redefini o portal de captação da Kroton com uma interface que unificou a jornada do candidato em ambiente único, criando estratégias de conteúdo dinâmico que facilitaram o ingresso na faculdade.

Portais de Vestibulares & Institucionais
Esse projeto foi criado pelo time de IPD (Inteligência de Produtos Digitais) da Jussi, com o time de UX atuando junto dos times de Planejameno, SEO, BI e Conteúdo.
briefing Vestibulares
Unificar os 3 portais de captação (Vestibular Já, Vestibulares Br e Vestibular Unopar) dentro de uma única plataforma (Vestibulares), recomendando as melhores práticas com base nas necessidades e preferências dos stakeholders e usuários. Melhorando a experiência dos candidatos em todas as faculdades do grupo Kroton.

·  ·  ·​​​​​​​
Metodologia de design
Definimos que a metodologia utilizada no projeto seria o Double Diamond, um método do Design Thinking na forma de um diagrama que divide o processo em quatro etapas: descoberta, definição, desenvolvimento e entrega. Na qual mapeia estágios convergentes e divergentes do processo de design, fornecendo um mapa de como uma equipe pode atuar na resolução de problemas ou na criação de produtos, serviços e processos.
·  ·  ·​​​​​​​
DISCOVER
A fase de Discover do projeto teve como objetivo compreender a estratégia de negócio junto aos stakeholders, entender o ambiente competitivo e o cenário da educação brasileira, além de se aprofundar no universo do candidato entendendo suas dores e motivações no processo de escolha da faculdade.
Desk Research
Mudança no cenário educacional ganhou força nos último 10 anos:

· Maior importância do ENEM
· Democratização do acesso
· Aumento da demanda
· Ampliação
Como?
Expansão do Ensino Superior no Brasil
Houve um aumento de 3,6 bilhões no número de matrículas entre 2004 e 2014.
Importância da Rede Privada
O crescimento no ensino superior foi impulsionado sobretudo pelas universidades privadas e os programas de inclusão e financiamento promovidos pelo governo. Sendo assim, só a rede privada disponibilizou 6 milhões, das 8 milhões de vagas do ensino superior em 2014.
Conclusão
Aumento da busca por ensino superior no Brasil é uma realidade que deve continuar crescendo, apesar da crise. Instituições privadas devem continuar suprindo essa demanda e o EAD está em constante crescimento.

·  ·  ·​​​​​​​
Benchmark
Fizemos a análise de 27 sites de categorias diversas, com o intuito de avaliar o que é feito atualmente pela concorrência, e ao mesmo tempo identificar padrões e oportunidades em outros setores.

Com esse levantamento foi possível encontrar ótimos exemplos, funcionalidades que podem gerar novos insights e também pontos que ainda não foram explorados por essas empresas. A divisão foi feita em 4 grupos:
Neste processo definimos os 4 pilares para análise de mercado, pois consideramos estes os critérios de maior relevância na tomada de decisões do novo portal. Para direcionar a conclusão e facilitar as recomendações, colocamos como métricas 3 níveis de análise: pontos negativos, 
pontos de atenção e pontos positivos.
Tabela comparativa - sites do segmento educacional
Principais aprendizados
1.  Ser transparente e enfatizar o potencial da instituição.
2.  Utilizar uma linguagem próxima e familiar para o usuário.
3.  As propagandas e promoções devem ser chamativas, porém, devem dialogar com a linguagem presente no site, seja visual ou textual.
4.  A “busca” deve estar sempre visível e adaptada a cada área do site. Possibilitando a ordenação dos resultados de formas diversas.
5.  Área de depoimentos não gera credibilidade se não tem foto do interlocutor.
6.  Testes vocacionais segmentados e mais pessoal (perguntas sobre personalidade)
7.  Atendimento personalizado: Deixar que o usuário escolha a forma que deseja entrar em contato com a instituição.

·  ·  ·​​​​​​​
Pesquisa on-line com potencial público-alvo
O formulário obteve 232 respostas em 1 semana e foi disparado nas seguintes páginas / grupos de facebook sobre FIES, Prouni, Enem, Vestibulando e Pré-vestibulandos.

Perfil dos alunos
A grande maioria do público foi constituída de mulheres em um público entre 14 e 27 anos.
Resultados
Entre os aspectos mais importantes para a decisão do aluno, estão: qualidade do ensino, valor da mensalidade, distância e acessibilidade.

O formulário também mostrou que 85% desistiria da faculdade caso a qualidade do ensino esteja aquém do esperado.

Entre as formas mais utilizadas para saber mais sobre os cursos estão: 
· 79,1%  -  Portais especializados e Blogs
· 78,6%  -  Escola e cursinho
· 21,4%  -  Televisão

Com relação ao motivo de escolha da faculdade, destacou-se: 
· 90,0%  -  Qualidade do ensino
· 35,0%  -  Nome da escola
· 32,1%  -  Localização e Proximidade
· 28,2%  -  Aceitação de mercado

·  ·  ·​​​​​​​
Grupo focal
É uma metodologia qualitativa que consiste em uma sessão em grupo semiestruturada, moderada por um líder, realizada em um local informal com o propósito de coletar informações sobre um determinado tópico.
O objetivo era entender as necessidades e expectativas do usuário na busca por um curso de graduação e validar descobertas da primeira fase do estudo.
Estrutura da pesquisa:
Com quem falamos
Perfis encontrados
Mesmo com a diferença cultural entre as cidades foram encontrados alguns perfis semelhantes entre os candidatos e entendemos que sua vivência somada ao momento de vida pode fazer o candidato transitar entre os perfis:
·  ·  ·​​​​​​​
DEFINE
Jornada do consumidor
A jornada do usuário foi definida com base nas pesquisas realizadas com o público de graduação e consistiu na estruturação de cinco fases, sendo elas:
·  ·  ·​​​​​​​
Personas
Criamos 06 personas com base em dados de perfis identificados ao longo da fase de descoberta definindo diversas características por questões de idade, escolaridade, profissão, classe social, momento da vida, e todas as informações necessárias relacionadas à percepção da graduação.
·  ·  ·​​​​​​​
Workshop com stakeholders
O workshop de cocriação com os stakeholders teve como objetivo alinhar as expectativas entre as equipes multidisciplinares da Kroton, Jüssi e CI&T. Promovendo sinergia entre os times para definir as principais premissas para o novo portal.
Divisão dos grupos
Foram formados 6 grupos multidisciplinares com 5 a 7 stakeholders por grupo.
Atividades
Empathy map
Com base na jornada do usuário e a utilização das personas criadas foi pedido para que cada um dos stakeholders imaginasse que usavam as “lentes” de visão do usuário para preencher o mapa de empatia de cada persona dividida por grupo para conseguirem identificar o que os usuários pensam, escutam, veem e falam além de suas fraquezas e ganhos.
Critical Thinking
Depois que os stakeholders identificaram o perfil da sua persona, apresentamos a jornada do usuário para que eles pudessem identificar as dores e os problemas enfrentados pela suas personas em cada momento da sua escolha.
Ideation of solutions
Após a identificação das dores e problemas enfrentados apresentamos a mesma estrutura para que os stakeholders propusessem soluções para cada uma das fases da jornada do usuário.
Priotization matrix
Com todas as soluções propostas os stakeholders receberam uma matriz de priorização para hierarquizar as soluções ou funcionalidades por prioridade e complexidade.
Após revisão geral do workshop de cocriação com os stakeholders, priorizamos as principais features do ponto de vista do usuário identificando as principais necessidades onde o usuário poderá pesquisar, estudar e tirar suas dúvidas para conseguir escolher e ingressar no seu curso de graduação.
·  ·  ·​​​​​​​
Workshop de cocriação com usuários
O workshop de cocriação com os usuários foi realizado para validar as principais premissas para o portal de captação já identificadas anteriormente em todas as pesquisas e com os stakeholders. Realizamos atividades para validar essas informações e identificar outras faltantes do ponto de vista do usuário.
Divisão dos grupos
Foram formados 5 grupos de 3 a 4 participantes.
Atividades
Moodboard
O Painel Semântico (Moodboard) serviu para identificar padrões de objetos, pessoas e ambientes além das cores e palavras-chaves que mais aparecem e inspiram nossos usuários no momento da tomada de decisão. Cada usuário fez seu próprio painel.
Cardsorting
Em grupos eles realizaram o Cardsorting em diversos momentos para hierarquizar as principais estruturas do sitemap e conteúdos do portal e principalmente da página de cursos.
Tag cloud
Depois eles identificaram por meio de palavras-chave o que sentiam sobre cada modalidade da graduação. Dentre todas as palavras, "rotina" representa o ensino presencial, "equilíbrio" o semipresencial, e "flexibilidade" o ensino à distância.
Para simplificar as escolhas da priorização das features o quadro foi dividido em 4 blocos (não preciso, talvez precise, vou precisar e preciso agora), para que o usuários colocassem os cards das features sempre pensando no eixo Urgente x Importante dessas funções no portal.

Essa matriz foi repriorizada até chegar no modelo 3x3 para ser comparada com a matriz dos stakeholders.
·  ·  ·​​​​​​​
Funcionalidades do portal (Kroton + Usuários)
45 features foram listadas e priorizadas de acordo com a pontuação dos usuários. 

O bloco verde significa funcionalidades de alta prioridade, o amarelo média, e o vermelho baixa. Em cada bloco de cor há subdivisões de alta, média e baixa prioridade também. 

A tabela foi feita com base na pontuação dos usuários, seguida de uma comparação com a dos stakeholders e da Kroton + Jüssi. Além das 45 features, foram identificadas mais 8 como requisitos fundamentais e 8 em estacionamento de ideias.

·  ·  ·​​​​​​​
DEVELOP 001
Arquitetura de informação
Construímos todo o mapa do site e separamos por cores para identificar em qual fase de design ou implementação estava o grupo de páginas.
MVP X Layout final
Devido a problemas na implementação, o site acabou ficando somente no MVP, nunca evoluindo consideravelmente para ficar completo e atender todos os requisitos dos usuários. 
Página Inicial
Listagem de cursos
Página interna do curso
·  ·  ·​​​​​​​
DEVELOP 002
Debriefing Portais Institucionais
Compreender o cenário competitivo e mapear as oportunidades no mercado digital assim como recomendar melhores práticas para os sites institucionais com base nas necessidades e preferências dos stakeholders e usuários.
·  ·  ·​​​​​​​
Arquitetura de informação
O mapa do site atual era extremamente grande, com diversos links que não funcionavam ou não tinham muita relevância.
Conseguimos reduzir a quantidade total de páginas e focar apenas nos pontos mais importante e necessários que obtivemos dos usuários na fase de pesquisas.
·  ·  ·​​​​​​​
Wireframes
Rabiscamos algumas propostas para validar rapidamente o fluxo e interações dos usuários, inclusive versões diferentes das páginas que utilizamos como proposta de teste A/B.
Guia de estilos
Para manter a consistência entre as páginas e agilizar o desenvolvimento, uma vez que o cliente trabalha com a metodologia SAFE, desenvolvemos um guia de estilos bastante completo para prever o máximo de situações possíveis.
Protótipo + layout
Como já tínhamos o guia de estilos definido, optamos por fazer uma protótipo em alta fidelidade para testar com os usuários a "versão" final do que seria o novo portal.
·  ·  ·​​​​​​​
DELIVER
Teste de usabilidade
Realizamos 12 testes de usabilidade presenciais durante 3 dias em São Paulo:
Com quem falamos
A maior parte dos usuários eram mulheres de 18 a 25 anos, prestes a se formar na faculdade, com predominância no ensino à distância (100% online ou semipresencial).
Pontos abordados
Avaliação: System Usability Scale (SUS)
O SUS é um método que avalia: Efetividade (os usuários conseguem completar seus objetivos?); Eficiência (quanto esforço e recursos são necessários para isso?); e Satisfação (a experiência foi satisfatória?)

O questionário consiste em 10 perguntas, em que o usuário deve responder em uma escala de 1 a 5. O SUS tem uma metodologia específica para pontuação final:

Para itens ímpares: subtraia 1 da resposta do usuário. Para itens com numeração par: subtraia as respostas dos usuários de 5. Adicione as respostas convertidas para cada usuário e multiplique esse total por 2,5. Isso converte o intervalo de valores possíveis de 0 a 100, em vez de 0 a 40.
A média da avaliação é 68 pontos e ficamos muito acima. Mas ainda assim identificamos as pessoas que avaliaram um pouco menos para olhar mais a fundo os pontos criticados que resultaram na avaliação.
Conclusão
O novo portal foi muito bem recebido pelos usuários, principalmente pelo perfil daqueles que ainda estão em busca de começar a primeira graduação. Foram encontrados 15 pontos de melhorias para serem feitos antes do novo portal ser definitivamente implementado. Entretanto, nenhum ponto é grave no sentido de modificar a estrutura proposta e avaliada. 
Oportunidades futuras
· Ajustar os pontos de melhorias encontrados no teste de usabilidade; 
· Fazer um teste remoto para ver outros ponto em cima das melhorias; 
· Realizar testes A/B das versões de página de curso e início de funil para avaliar o impacto em grande escala; 
· Transformar o Vestibulares para ser apenas o funil de conversão.

You may also like

Back to Top